Hoje, segunda-feira, 5 de janeiro, continuou o Projeto “Uma história, uma aventura”. O Duarte, a irmã e os pais iniciaram o 2º-período de uma forma brilhante. Melhor maneira de iniciar o 2º- período, os alunos não poderiam ter.
O Duarte e a irmã Mariana leram a história “João e o Feijoeiro Mágico” de Richard Walker e Niamh Sharkey, em forma de diálogo e de uma forma muito surpreendente.
Ao mesmo tempo que o Duarte e a irmã iam lendo a história, os pais do Duarte iam encenando cada parte da história.
A história era grande mas muito interessante. Durante toda a leitura reinou a atenção e o silêncio na sala de aulas.
Para testar a atenção com que os alunos ouviram e viram a apresentação da história, o Duarte, a irmã e os pais, abriram um debate sobre a história. A maioria dos alunos fez perguntas e o Duarte e os pais responderam com prazer e satisfação às questões levantadas.
De seguida, o Duarte propôs aos colegas pintarem um marcador de livro com a personagem principal da história. Todos pintaram com gosto e empenho dando vida à personagem "João".
Como a história falava de um feijoeiro, o Duarte e os pais sugeriram fazer a germinação de um feijão. O Duarte deu a cada colega um pequeno frasco em vidro onde cada aluno escreveu o seu nome. De seguida distribuíram um pouco de algodão e três feijões para os alunos colocarem no frasco.
Para terminar, o pai do Duarte deitou um pouco de água em cada copo e a irmã do Duarte colocou cada frasco na janela, onde há luz, sol e calor.
Para terminar, o pai do Duarte deitou um pouco de água em cada copo e a irmã do Duarte colocou cada frasco na janela, onde há luz, sol e calor.
O pai do Duarte explicou que ao fim de alguns dias, os alunos iriam ver cada feijão a germinar pois os feijões eram "mágicos".
Os alunos ficaram admirados e aguardam com muita curiosidade e ansiedade que os feijões comecem a desenvolver.
Para concluir a bela manhã passada na sala de aulas com os alunos, o Duarte ofereceu a cada colega um chocolate Kinder e um saquinho de gomas.
O Duarte, a irmã e os pais registaram as suas presenças com comentários na segunda pedra do “Mural da Leitura”. A segunda pedra já está lançada e o “Mural da Leitura" começa a ter vida.
A professora e os alunos agradecem ao Duarte, à irmã e aos pais, os deliciosos e inesquecíveis momentos que hoje lhes proporcionaram com a bonita história, as interessantes atividades e as doces guloseimas.
O Gonçalo adorou a história e as actividades, já me pediu para fazermos a experiência do feijão cá em casa.
ResponderEliminarObrigada Duarte, mana e pais!
Muito bem!!!a Ana também adorou. ...agora vamos fazer tb a experiência.
ResponderEliminarBjs
Foi mais uma experiência maravilhosa e muito enriquecedora, foi gratificante ver a atenção com que os alunos seguiram a história e o interesse que demonstraram nas actividades que se seguiram, quando querem, os nossos filhotes são mesmo fora de série, obrigado a todos eles e á professora Conceição pela excelente manhã que nos proporcionaram.
ResponderEliminarPais e Mana do Duarte
O Luís Filipe gostou muito da história da montagem do cenário e da germinação do feijão. Também pediu para fazer a experiência do feijão.
ResponderEliminarObrigada ao Duarte, mana e seus pais! Bjs