26 de janeiro de 2015

Aula aberta de Artes Performativas

Hoje, 2ª. feira, 26 de janeiro, a aula de “Artes Performativas” foi uma aula aberta a todos os pais/encarregados de educação da turma. 
A aula tinha como objetivo dar a conhecer aos pais/encarregados de educação o trabalho que se desenvolve nas aulas de “Artes Performativas”. 
Foi uma aula bem organizada onde os pais presentes participaram em cada jogo com os seus educandos.

Aquecimento: Marionetas 

Os jogadores estão convertidos em marionetas: pernas separadas, cotovelos dobrados, mãos muito abertas… 

Quando o professor dá um batimento de pandeiro (ou palmas), parte-se um fio imaginário da marioneta. 

Se diz: “Mão direita!”, todos os bonecos deixam pender a mão direita; se diz “Agora a cabeça!”, relaxam a cabeça. 

 O professor vai nomeando todas as partes do corpo necessárias ao relaxamento total, até que os jogadores-marionetas terminam estendidos no chão.




Desenvolvimento: Escultor e Estátuas  

A professora põe a música e os escultores começam as suas estátuas. 

Quando a música parar, todos os escultores param o seu trabalho e vão sentar-se num lado da sala. 
A música volta a tocar para que todos os escultores observem e apreciem as suas obras.

Quando a música pára de novo, os escultores comentam as obras e propõem nomes para cada uma das estátuas.

Finalmente, a música volta a tocar, para que as estátuas desfilem. 

Espelho 

O grupo forma pares, colocando-se frente a frente. Um dos pares executa movimentos, tentando o seu parceiro refleti-los, como se de um espelho se tratasse. 

O objectivo não é fazer coisas complicadas. Pequenos movimentos da cabeça, de tronco ou de braços são suficientes, desde que se crie um pouco a ilusão pretendida. 

Ao fim de algum tempo, os pares trocam as funções. 




Relaxamento: Gelatina Musica 


Os alunos e pais sentam-se em roda e abraçam-se quando escutam os primeiros sons. Movem-se levemente para os lados. 

Quando o professor o sugerir, ou com um momento previamente combinado, os alunos deitam-se calmamente. 

Deixar, com os olhos fechados, o grupo deitado durante algum tempo. 
A música é calma. (Dustin O’Halloran - Fragile nº 4).





A coordenadora do projeto Mais Dois / AEC Oficina de Artes, Drª. Vera Santos, esteve presente na aula e explicou aos pais como funciona este novo projeto das AEC. 

Os alunos e pais gostaram imenso de participar nesta aula aberta. 

Obrigada Profª. Manuela por dinamizar a aula de uma maneira brilhante. 

Aos pais/encarregados de educação, agradeço por terem aderido ao convite.

4 comentários:

  1. Manuela_Artes Perfomativas28 de janeiro de 2015 às 23:10

    O meu sincero obrigada às crianças e aos familiares presentes na aula.
    Obrigada, antes de mais, por todo o apoio que me deu para a divulgação do meu trabalho.
    Tentei dar o meu melhor para que a aula fosse bem sucedida, e o resultado foi bem visível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela_ Artes Perfomativas28 de janeiro de 2015 às 23:22

      Profª Conceição, parabéns pelo excelente trabalho apresentado neste Blog

      Eliminar
  2. Obrigada Profª Manuela por nos mostrar o que se faz numa aula de Artes Performativas. Parabéns pelo seu trabalho.
    Foi bom jogar com o meu filho Gonçalo!

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito! Para repetir....os alunos adoram quando os pais estão com eles!!!bjs

    ResponderEliminar