26 de novembro de 2014

O Cantinho da Leitura

Hoje, 4ª.feira, 26 de novembro, dia do “Cantinho da Leitura” o Luís Filipe leu e explorou a história “A Pequena Sereia” da coleção “Os melhores clássicos”. 

A história fala que no seu aniversário de quinze anos, a Pequena Sereia recebeu um presente muito especial: podia subir à superfície do mar. Nadou feliz até a beira da praia. Por lá passeava um belo príncipe e a Pequena Sereia se apaixonou por ele assim que o viu.
 - Deves esquecê-lo, és uma sereia, não uma mulher. Disse seu pai quando soube. 
Mas a Pequena Sereia não podia esquecer o príncipe, e foi falar com a bruxa das águas, pedir que lhe desse pernas. 
- Se é isso que queres, o terás em troca de tua voz. Mas se não conseguires casar com o príncipe, morrerás. 
A sereia aceitou, tomou a poção mágica que a bruxa lhe deu, e caiu desmaiada. O jovem príncipe encontrou a sereia na praia. Ficou maravilhado com sua beleza e levou-a consigo para o palácio. 
A Pequena Sereia e o príncipe tornaram-se amigos. Porém, como ela não tinha voz, não podia contar-lhe a sua história. O príncipe estava comprometido com uma princesa e eles iriam casar. Quando a sereia soube, sentiu uma profunda dor. Certa noite, a Pequena Sereia chorava sua triste sorte à beira do mar, quando apareceram as suas amigas para consolá-la. Ofereceram-lhe um punhal para que matasse o príncipe. Assim, poderia voltar a ser uma sereia. A Pequena Sereia aproximou-se da cama do príncipe com o punhal, mas não teve coragem de matá-lo e jogou a arma no mar. 
Chegou o dia do casamento, que foi celebrado num navio. Os convidados dançaram felizes e alheios ao terrível destino de Pequena Sereia. A pobre sereia, muda e sozinha, jogou-se na água, conformada em transformar-se em espuma do mar. 
Ainda que tudo parecesse perdido, a sereia não morreu. Ela tornou-se uma deusa dos mares. 
Por ser valente e generosa, a Pequena Sereia foi recompensada. Desde então, passeia pelos mares do mundo protegendo os casais apaixonados 

O Luís Filipe leu a história de uma forma surpreendente como poderão ouvir no vídeo abaixo. 

No fim, o Luís Filipe resumiu a história para que os colegas a compreendessem melhor. O Luís Filipe está de parabéns pela excelente leitura.






No fim, ofereceu um puzzle a cada colega, com uma ilustração da história. Pediu a cada aluno para pintar as imagens do puzzle para ficar mais bonito e atrativo.

5 comentários:

  1. Parabéns Amor! A mãe e o pai estão muito orgulhosos de ti! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Luís Filipe, tens vindo dia após dia a surpreender me com teu bom progresso escolar. E apesar desse infeliz estado febril foi uma excelente leitura. Muito bom. Parabéns filho...
    Obrigado Professora Conceição.
    Edi Lopes

    ResponderEliminar
  3. Muito bem Luis Filipe. ..estás de parabéns lês muito bem bjs

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Luis, leste muito bem e a ideia do puzle foi fantástica. Beijos
    Os pais do Duarte

    ResponderEliminar