30 de abril de 2015

As estrela da semana/mês

Hoje, quinta-feira, 30 de abril, foi feita a avaliação da caderneta e a contagem dos pontos da semana. 

Tiveram direito a uma estrela, pelo seu bom trabalho desenvolvido, a nível de atenção, empenho, interesse, organização e comportamento, apenas os alunos: 

Ana Luís, André Martim, Diogo, Joana, Lara, Luís Filipe, Santiago e Tiago Miguel. 

Muitos parabéns a estes alunos.


Também foi feita a avaliação dos pontos do mês de abril. 

O aluno que obteve o maior número de pontos no final do mês foi o aluno Gonçalo Fernandes.

MUITOS PARABÉNS GONÇALO. 

O resultado dos pontos do mês de abril poderá ser consultado no gráfico que se encontra na hiperligação à direita “A estrela da semana - abril”.

24 de abril de 2015

As estrelas da semana

Hoje, sexta-feira, 24 de abril, foi feita a avaliação da caderneta e a contagem dos pontos da semana. 

Esta semana, apenas o aluno Gonçalo Fernandes teve direito a uma estrela porque o trabalho desenvolvido, a nível de atenção, empenho, interesse, organização e comportamento, foi muito bom. 

Muitos parabéns Gonçalo. Continua com o mesmo empenho e interesse que vencerás todos os desafios.

21 de abril de 2015

À descoberta da música no Museu Alberto Sampaio

Hoje, terça-feira, 21 de abril os alunos foram ao Museu Alberto Sampaio participar numa atividade especial: descobrir a música e os diferentes instrumentos musicais. 

Através de uma sessão pedagógica, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer instrumentos musicais como o violino, o violoncelo, o piano, a flauta transversal, o oboé, o clarinete e a guitarra, bem como os sons que cada um produz, pois cada músico fez uma pequena demonstração. O canto também esteve representado com uma interpretação de uma soprano. 

A iniciativa foi dinamizada por Ana Isabel Almeida, ex-aluna da Academia de Música Valentim Moreira de Sá e contou com o apoio do professor Salvador e de outros alunos desta prestigiada academia vimaranense. 

No final, os alunos partiram ainda à procura de instrumentos musicais representados em algumas das peças do museu: anjos flautistas e sereias violinistas, tritões a tocar viola e pastores a tocar gaitas de foles. 

A atividade foi muito interessante, despertou em alguns alunos o gosto pela música e a curiosidade relativamente aos instrumentos musicais. Os alunos adoraram a atividade. 

A professora e os alunos agradecem às mães, da Lara e da Maria, por terem colaborado na visita.

17 de abril de 2015

As estrelas da semana

Hoje, sexta-feira, 17 de abril, foi feita a avaliação da caderneta e a contagem dos pontos da semana.

Mais uma semana sem estrelas. Nenhum aluno teve direito a uma estrela porque o trabalho desenvolvido, a nível de atenção, empenho, interesse, organização e comportamento, foi muito fraco.

Projeto "Uma história, uma aventura"

Hoje, sexta-feira, 17 de abril, mais uma história do Projeto “Uma história, uma aventura” foi trabalhada na sala de aulas. 

O Luís Filipe e a mãe leram muito bem a história “A estrela perdida” de Francisco Fernandes. 

No fim da leitura, o Luís Filipe mostrou as imagens da história e fez perguntas sobre a história. Os colegas responderam de imediato a cada pergunta formulada pelo Luís Filipe.

A história "A estrela perdida” é uma história diferente e os alunos gostaram muito porque falava dos planetas.



A história falava de uma estrela perdida que acabou por encontrar o seu lugar no Planeta Azul e a mãe do Luís Filipe propôs aos alunos fazerem o sistema solar. 

Os alunos adoraram a ideia. Cada aluno pintou uma parte de cada planeta com tinta.

Depois dos planetas secos, a mãe e a prima do Luís Filipe montaram o sistema solar enquanto cada aluno desenhava o sistema solar numa folha e escrevia o nome dos planetas.




Para a atividade terminar com mais encanto, a mãe do Luís Filipe ofereceu a cada aluno uma bolacha em estrela, muito bonita e docinha. Os alunos ficaram encantados com aquela surpresa e olharam para ela com carinho e admiração.





O Luís Filipe, a mãe e a prima registaram as suas presenças com comentários na décima sexta pedra do “Mural da Leitura”. Mais uma pedra lançada e o “Mural da Leitura” começa a ter cada vez mais vida.



A professora e os alunos agradecem ao Luís Filipe, à mãe e à prima, os bons momentos que hoje lhes proporcionaram com a bonita história, a interessante atividade e a estrelinha docinha que cada aluno recebeu.

16 de abril de 2015

Projeto "Uma história, uma aventura"

Hoje, quinta-feira, 16 de abril, mais uma história em família do Projeto “Uma história, uma aventura” foi explorada na sala de aulas. 

O Alexandre e os pais leram a história “O sonho de Mariana” de António Mota. Foi muito bom ouvir o Alexandre a assumir o papel de narrador e os pais das personagens. 

O Alexandre leu de uma forma surpreendente a história. No fim da leitura e para testar a atenção dos colegas à leitura da história, o Alexandre fez perguntas e todos responderam de imediato.



Como a história falava de um sonho, a mãe do Alexandre pediu a cada aluno para recordar um sonho e falar da personagem desse sonho. 

A cada grupo, propôs escolherem uma personagem para fazerem um fantoche de meia. 

A mãe do Alexandre explicou passo a passo a execução do fantoche e os alunos começaram a fazer com a ajuda do Alexandre e dos pais. 

Após estarem todos os fantoches concluídos, cada aluno apresentou o seu fantoche e fez um comentário sobre a atividade. 

Os fantoches ficaram muito bonitos.



Para a atividade terminar mais docinha, os pais do Alexandre ofereceram um bolinho e sumo a cada aluno.



O Alexandre e os pais registaram as suas presenças com comentários na décima quinta pedra do “Mural da Leitura”. Mais uma pedra lançada e o “Mural da Leitura” começa a ter cada vez mais vida.


A professora e os alunos agradecem ao Alexandre e aos pais, os bons momentos que hoje lhes proporcionaram com a bonita história, a interessante atividade e o delicioso lanche.

13 de abril de 2015

Projeto "Uma história, uma aventura"

Hoje, terça-feira, 13 de abril, mais uma história do Projeto “Uma história, uma aventura” foi explorada na sala de aulas. 

A mãe do Santiago leu a história “O soldado João” de Luísa Ducla Soares, ao mesmo tempo que o Santiago assumia as diversas personagens do soldado João. 

Foi uma forma muito original de apresentar a história e o Santiago representou muito bem cada personagem. 

No fim da leitura, a mãe do Santiago explorou cada parte da história.



Como a história terminava com o soldado João a regressar à aldeia e trabalhar novamente nos campos, a mãe do Santiago propôs aos alunos semearem margaridas.

Deu a cada aluno um vaso feito de pacote de leite para cada aluno decorar com flores. Cada aluno decorou o seu vaso com gosto e no fim colocou terra e as sementes. 

Os vasos ficaram bonitos e coloridos. Foram colocados no parapeito da janela da sala de aulas à espera que a primeira semente desenvolva.



No fim, a mãe do Santiago desenhou uma planta numa cartolina e pediu aos alunos para pintarem folhas, recortarem e colarem nos ramos da planta. 

No fim, legendou cada parte da planta. O cartaz ficou muito bonito e está num placard da sala de aulas.



O Santiago e a mãe registaram as suas presenças com comentários na décima quarta pedra do “Mural da Leitura”. Mais uma pedra lançada e o “Mural da Leitura” começa a ter cada vez mais vida.


A professora e os alunos agradecem ao Santiago e à mãe, os bons momentos que hoje lhes proporcionaram com a bonita história, as interessantes atividades e o chocolate que cada aluno recebeu.

10 de abril de 2015

As estrelas da semana

Hoje, sexta-feira, 10 de abril, foi feita a avaliação da caderneta e a contagem dos pontos da semana. 

Esta semana, apesar de apenas ter quatro dias de aulas, nenhum aluno teve direito a uma estrela porque o trabalho desenvolvido, a nível de atenção, empenho, interesse, organização e comportamento, foi muito fraco.

Os alunos começaram muito mal o 3º. período.

9 de abril de 2015

Ciência Viva - Exposição interativa sobre dez fábulas de encantar

Hoje, quinta-feira, 9 de abril, os alunos foram ver a exposição interativa de ciência e tecnologia que parte do imaginário mágico dos contos tradicionais para explorar fenómenos e conceitos das ciências naturais, como a Física, a Química, a Matemática, a Geologia e a Biologia, relacionando-os com o nosso mundo bem real.  

A mostra centra-se em dez histórias que são verdadeiros clássicos: 
Os Três Porquinhos, Alice no País das Maravilhas, O Capuchinho Vermelho, Branca de Neve e os Sete Anões, As Aventuras de Pinóquio, A Gata Borralheira, João e o Pé de Feijão, Hansel e Gretel, Ali Babá e os 40 Ladrões e A Princesa e a Ervilha. 

Os alunos divertiram-se imenso e gostaram dos belos momentos que passaram naquele espaço.

5 de abril de 2015

Parabéns

PARABÉNS IRINA 



A professora e os colegas da turma desejam à Irina muitas felicidades. 

Beijinhos