Hoje, sexta-feira, 27 de fevereiro, mais uma história do projeto “Uma história, uma aventura” foi lida e explorada, na sala de aulas.
O André Martim e o irmão Pedro, leram em forma de diálogo a história “Leónia devora os livros” de Laurence Herbert. A leitura dos dois irmãos foi brilhante e cativou a atenção de todos os alunos.
Para testarem a atenção com que os alunos ouviram a história. o André e o irmão, fizeram diversas perguntas às quais os alunos responderam de imediato.
De seguida, o André mostrou aos colegas as imagens da história e todos gostaram de ver.
Como a história falava de livros, a mãe e a tia do André prepararam uma atividade muito inovadora – fazer na sala de aulas, a capa de um livro, em papel reciclado.
Prepararam a pasta de papel e cada aluno, com a ajuda da mãe e tia do André, fizeram uma folha de papel reciclado e ilustraram-na com diversos materiais ao gosto de cada um e colocaram a letra inicial do seu nome.
De seguida, cada folha foi passada a ferro para secar.
Foi uma atividade muito interessante e divertida. As folhas de papel ficaram muito bonitas.
Após as folhas de papel estarem secas, a tia do André ofereceu a cada aluno várias folhas de papel dobradas ao meio e a folha da capa do livro, para cada aluno dobrar e colocar no seu livro.
De seguida, ensinou a fazer um marcador de livro com um bocado de lã para cada aluno marcar a página do livro.
Os livros ficaram muito bonitos e os alunos ficaram encantados com o trabalho final.
Como desafio, pediu que cada aluno escolhesse um dos temas das histórias que Leónia escrevia para os filhos e escrevesse uma história.
Os alunos aceitaram o desafio, escolheram o tema e ficaram de escrever a história no próximo fim de semana.
O André, o irmão, a mãe e a tia, registaram as suas presenças com comentários na oitava pedra do “Mural da Leitura”. A oitava pedra já está lançada o “Mural da Leitura” começa a ter mais vida.
Foi uma tarde muito rica e repleta de belas atividades.
A professora e os alunos agradecem ao André, ao irmão, à mãe e a tia do André, os inesquecíveis momentos que hoje lhes proporcionaram com a bonita história, as belas atividades e a surpresa docinha que receberam para completar a bela tarde.