Os alunos e a professora do 2º ano - turma C, da EB1/JI de Santa Luzia, desejam a todos os pais e encarregados de educação e também a todas as pessoas que visitam o nosso blogue, um FELIZ NATAL e um BOM ANO de 2015.
22 de dezembro de 2014
16 de dezembro de 2014
Festa de encerramento do 1º. Período
O 1º. Período encerrou hoje, dia 16 de dezembro, com uma bonita e interessante peça de teatro “ Robertices” apresentado pelo grupo “AtraphArte” de Coimbra, no auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda.
O espectáculo foi muito divertido e todos os alunos estavam encantados com a boa disposição das personagens e muito atentos à história.
Na escola, o Pai Natal ofereceu a cada aluno um guarda chuva e um saquinho com guloseimas.
De seguida os alunos deliciaram-se com um lanche oferecido pela Associação de Pais da Escola.
Para terminar em beleza a Festa de Natal, os alunos tiveram momentos de alegria e boa disposição na companhia de um palhaço que alegrou e encantou todos os alunos.
Os alunos agradecem à Associação de Pais a surpresa e as guloseimas que o Pai Natal ofereceu a cada aluno.
Um Cheirinho a Natal
Foi surpreendente a adesão dos encarregados de educação à atividade “Um Cheirinho a Natal”.
Os trabalhos da turma estão muito bonitos, imaginativos e nota-se a criatividade e o empenho com que todos se dedicaram a decorar o motivo de Natal.
Aqui estão os trabalhos da turma. Parabéns aos alunos e encarregados de educação.
Todos os trabalhos dos alunos estão expostos no polivalente da escola. Hoje os alunos da turma visitaram a exposição.
A exposição está bonita e a escola convida todos os pais, encarregados de educação e familiares a visitarem a exposição até ao dia 19 de dezembro.
15 de dezembro de 2014
O Cantinho da Escrita
O Natal está a chegar.
O tema Natal foi desenvolvido na sala de aulas durante vários dias. Todos os alunos gostaram muito de participar num pequeno debate sobre a quadra natalícia.
Em função do tema Natal e da personagem Pai Natal foi lançada a ideia de que o Pai Natal tinha adoecido e que este ano não poderia entregar as prendas às crianças.
Cada aluno foi desafiado a escrever um texto sobre o que fariam para ajudar o Pai Natal.
Os textos ficaram bonitos e notou-se na escrita de alguns textos muita imaginação e riqueza vocabular.
A maioria dos alunos está de PARABÉNS.
Os textos apresentados estão expostos num placard da sala de aulas.
Os textos apresentados estão expostos num placard da sala de aulas.
13 de dezembro de 2014
12 de dezembro de 2014
As estrelas da semana
Hoje, sexta-feira, 12 de dezembro, foi feita a avaliação da caderneta e a contagem dos pontos da semana.
Tiveram direito a uma estrela, pelo seu trabalho desenvolvido, a nível de atenção, empenho, interesse, organização e comportamento, os alunos:
Alexandre, Ana Carolina, Ana Catarina, André Martim, Duarte, Francisca Leonor, Gonçalo, Gonçalo Renato, Irina, Joana, Luís Filipe, Mafalda, Maria Carlos.
Foi uma boa semana de trabalho. Muitos parabéns a estes alunos.
Também foi feita a avaliação dos pontos do mês de dezembro.
O aluno que obteve o maior número de pontos até hoje, foi o aluno André Martim.
O aluno que obteve o maior número de pontos até hoje, foi o aluno André Martim.
PARABÉNS ANDRÉ MARTIM.
O resultado dos pontos do mês poderá ser consultado no gráfico que se encontra na hiperligação à direita “A estrela da semana” – dezembro.
O resultado dos pontos do mês poderá ser consultado no gráfico que se encontra na hiperligação à direita “A estrela da semana” – dezembro.
11 de dezembro de 2014
O Cantinho da Leitura
Hoje, 5ª.feira, 11 de dezembro, dia do “Cantinho da Leitura” a Ana Carolina leu e explorou a história “O Gato das Botas” da coleção “Ler e Crescer”.
A Ana Carolina leu muito bem a história como poderão ouvir no vídeo abaixo.
No fim, a Ana Carolina resumiu a história para que os colegas a compreendessem melhor.
A Ana Carolina está de parabéns pela leitura.
10 de dezembro de 2014
O Cantinho da Leitura
Hoje, 4ª.feira, 10 de dezembro, dia do “Cantinho da Leitura” o Tomás leu e explorou a história “Vassourinha” de António Torrado.
O Tomás leu muito bem a história como poderão ouvir no vídeo abaixo.
No fim, o Tomás resumiu a história para que os colegas a compreendessem melhor.
O Tomás está de parabéns pela leitura da história.
No fim, ofereceu uma vassoura em cartolina a cada colega para a ilustrar.
As vassourinhas ficaram bonitas e coloridas.
As vassourinhas ficaram bonitas e coloridas.
9 de dezembro de 2014
Projeto "Uma história, uma aventura"
Hoje, terça-feira, 9 de dezembro, teve início o projeto “Uma história, uma aventura” que é um projeto trabalhado na sala de aulas com o apoio dos pais/encarregados de educação ou famílias e tem como finalidade a leitura e animação de histórias.
As obras a trabalhar neste projeto são as obras para a iniciação à Educação Literária e os livros recomendados pelo PNL.
O Gonçalo Fernandes leu a história “A Panela Mágica” de Maria Isabel de Mendonça Soares, enquanto o irmão mostrava as imagens e a mãe explorava a história.
Foi uma história pequena mas muito interessante.
Os alunos gostaram muito da forma como foi lida e da dinamização que foi dada a cada parte da história através das imagens e da sua exploração.
Os alunos gostaram muito da forma como foi lida e da dinamização que foi dada a cada parte da história através das imagens e da sua exploração.
De seguida, o Gonçalo, o irmão e a mãe, em cada grupo de alunos, mostraram e comentaram as belas imagens.
No fim, a mãe do Gonçalo contornou várias panela em “Goma Eva” de diferentes cores. Cada aluno cortou e decorou com marcadores de relevo a sua panela.
As panelas ficaram muito coloridas e vistosas.
As panelas ficaram muito coloridas e vistosas.
O “Mural da Leitura” começou hoje a ter vida. O Gonçalo e a mãe registaram a sua presença com um comentário na primeira pedra do mural.
A primeira pedra já está lançada.
A primeira pedra já está lançada.
Para concluir a sua presença na sala de aulas, a mãe do Gonçalo ofereceu a cada aluno uma panelinha com guloseimas.
A professora e os alunos agradecem ao Gonçalo, ao irmão e à mãe, os bons momentos que hoje lhes proporcionaram com a bonita história e com a interessante atividade que desenvolveram.
8 de dezembro de 2014
5 de dezembro de 2014
As estrelas da semana
Hoje, sexta-feira, 5 de dezembro, foi feita a avaliação da caderneta e a contagem dos pontos da semana.
Tiveram direito a uma estrela, pelo seu trabalho desenvolvido, a nível de atenção, empenho, interesse, organização e comportamento, apenas os alunos:
Alexandre, Ana Catarina, Ana Luís, André Martim, Diogo, Duarte, Francisca Leonor, Gonçalo Fernandes, Gonçalo Renato, Joana, Irina, Lara, Luís Filipe, Maria, Martim Lourenço, Pedro, Santiago, Tiago Miguel e Tomás.
Foi uma boa semana de trabalho.
Muitos parabéns a estes alunos.
29 de novembro de 2014
28 de novembro de 2014
As estrelas da semana
Hoje, sexta-feira, 28 de novembro, foi feita a avaliação da caderneta e a contagem dos pontos da semana.
Foi uma boa semana a nível de trabalho e por isso tiveram direito a uma estrela, pelo seu trabalho desenvolvido, a nível de atenção, empenho, interesse, organização e comportamento, apenas os alunos:
Alexandre, Ana Catarina, Ana Luís, André Martim, Diogo, Gonçalo, Joana, Lara, Luís Filipe, Maria Carlos, Martim Lourenço e Tiago Miguel.
Muitos parabéns a estes alunos.
Também foi feita a avaliação dos pontos do mês de novembro.
O aluno que obteve o maior número de pontos no final do mês foi o aluno Luís Filipe.
O resultado dos pontos do mês poderá ser consultado no gráfico que se encontra na hiperligação à direita “A estrela da semana” – novembro.
PARABÉNS LUÍS FILIPE
Hora do Conto
Na quinta-feira, 27 de novembro e hoje, sexta-feira, 18 de novembro, na sala de aulas os alunos tiveram mais um momento da “Hora do Conto”.
Cada aluno, contou aos colegas, a história do livro que requisitou na biblioteca e leu em casa.
Notou-se em alguns alunos grande empenho, interesse e prazer ao contar a história. Esses alunos viveram momentos de satisfação ao partilharem o seu conto com os colegas.
Todos os colegas ouviram cada conto com atenção e no fim bateram palmas, pelos agradáveis momentos que lhes foram proporcionados.
Todos os colegas ouviram cada conto com atenção e no fim bateram palmas, pelos agradáveis momentos que lhes foram proporcionados.
26 de novembro de 2014
O Cantinho da Leitura
Hoje, 4ª.feira, 26 de novembro, dia do “Cantinho da Leitura” o Luís Filipe leu e explorou a história “A Pequena Sereia” da coleção “Os melhores clássicos”.
A história fala que no seu aniversário de quinze anos, a Pequena Sereia recebeu um presente muito especial: podia subir à superfície do mar. Nadou feliz até a beira da praia. Por lá passeava um belo príncipe e a Pequena Sereia se apaixonou por ele assim que o viu.
- Deves esquecê-lo, és uma sereia, não uma mulher. Disse seu pai quando soube.
Mas a Pequena Sereia não podia esquecer o príncipe, e foi falar com a bruxa das águas, pedir que lhe desse pernas.
- Se é isso que queres, o terás em troca de tua voz. Mas se não conseguires casar com o príncipe, morrerás.
A sereia aceitou, tomou a poção mágica que a bruxa lhe deu, e caiu desmaiada. O jovem príncipe encontrou a sereia na praia. Ficou maravilhado com sua beleza e levou-a consigo para o palácio.
A Pequena Sereia e o príncipe tornaram-se amigos. Porém, como ela não tinha voz, não podia contar-lhe a sua história. O príncipe estava comprometido com uma princesa e eles iriam casar. Quando a sereia soube, sentiu uma profunda dor. Certa noite, a Pequena Sereia chorava sua triste sorte à beira do mar, quando apareceram as suas amigas para consolá-la. Ofereceram-lhe um punhal para que matasse o príncipe. Assim, poderia voltar a ser uma sereia. A Pequena Sereia aproximou-se da cama do príncipe com o punhal, mas não teve coragem de matá-lo e jogou a arma no mar.
Chegou o dia do casamento, que foi celebrado num navio. Os convidados dançaram felizes e alheios ao terrível destino de Pequena Sereia. A pobre sereia, muda e sozinha, jogou-se na água, conformada em transformar-se em espuma do mar.
Ainda que tudo parecesse perdido, a sereia não morreu. Ela tornou-se uma deusa dos mares.
Por ser valente e generosa, a Pequena Sereia foi recompensada. Desde então, passeia pelos mares do mundo protegendo os casais apaixonados
O Luís Filipe leu a história de uma forma surpreendente como poderão ouvir no vídeo abaixo.
No fim, o Luís Filipe resumiu a história para que os colegas a compreendessem melhor. O Luís Filipe está de parabéns pela excelente leitura.
A história fala que no seu aniversário de quinze anos, a Pequena Sereia recebeu um presente muito especial: podia subir à superfície do mar. Nadou feliz até a beira da praia. Por lá passeava um belo príncipe e a Pequena Sereia se apaixonou por ele assim que o viu.
- Deves esquecê-lo, és uma sereia, não uma mulher. Disse seu pai quando soube.
Mas a Pequena Sereia não podia esquecer o príncipe, e foi falar com a bruxa das águas, pedir que lhe desse pernas.
- Se é isso que queres, o terás em troca de tua voz. Mas se não conseguires casar com o príncipe, morrerás.
A sereia aceitou, tomou a poção mágica que a bruxa lhe deu, e caiu desmaiada. O jovem príncipe encontrou a sereia na praia. Ficou maravilhado com sua beleza e levou-a consigo para o palácio.
A Pequena Sereia e o príncipe tornaram-se amigos. Porém, como ela não tinha voz, não podia contar-lhe a sua história. O príncipe estava comprometido com uma princesa e eles iriam casar. Quando a sereia soube, sentiu uma profunda dor. Certa noite, a Pequena Sereia chorava sua triste sorte à beira do mar, quando apareceram as suas amigas para consolá-la. Ofereceram-lhe um punhal para que matasse o príncipe. Assim, poderia voltar a ser uma sereia. A Pequena Sereia aproximou-se da cama do príncipe com o punhal, mas não teve coragem de matá-lo e jogou a arma no mar.
Chegou o dia do casamento, que foi celebrado num navio. Os convidados dançaram felizes e alheios ao terrível destino de Pequena Sereia. A pobre sereia, muda e sozinha, jogou-se na água, conformada em transformar-se em espuma do mar.
Ainda que tudo parecesse perdido, a sereia não morreu. Ela tornou-se uma deusa dos mares.
Por ser valente e generosa, a Pequena Sereia foi recompensada. Desde então, passeia pelos mares do mundo protegendo os casais apaixonados
O Luís Filipe leu a história de uma forma surpreendente como poderão ouvir no vídeo abaixo.
No fim, o Luís Filipe resumiu a história para que os colegas a compreendessem melhor. O Luís Filipe está de parabéns pela excelente leitura.
No fim, ofereceu um puzzle a cada colega, com uma ilustração da história. Pediu a cada aluno para pintar as imagens do puzzle para ficar mais bonito e atrativo.
Subscrever:
Comentários (Atom)
